Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

3 de novembro de 2016

Estruturas em Balanço



Imagem: Archdaily


Ah, o balanço!
Não, não é daquele dos playgrounds que estou falando.
Vim mostrar um pouco dos milagres da engenharia e estou me referindo aos balanços de vigas e lajes.


Imagem: Arcoweb


Para quem desconhece a expressão, balanço é quando uma viga ou laje está apoiada apenas em um dos lados, estando o outro totalmente livre de pilares ou qualquer outra estrutura. Bons exemplos de balanço são as marquises e sacadas.


Imagem: Archdaily

Imagem: Sérgiobastosarquitetura


Um bom balanço costuma ser muito querido dos arquitetos, porém alguns (dependendo do tamanho, do material, etc) podem significar um grande problema para os engenheiros.


Imagem: Archdaily


Mas eu não vim, neste post, explicar como se calculam balanços, até mesmo porque não domino essa área. Vim apenas mostrar como pode valer a pena e é interessante tirar proveito deste recurso.


Imagem: Archdaily

Imagem: Petcivilufjf

Imagem: Arcoweb

Imagem: Arquidicas

Imagem: Archdaily

Imagem: Cubourbano








Um grande abraço e até a próxima!

31 de outubro de 2016

Turquesa sem Medo


Imagem: decoração de flores

Não se pode dizer que o azul-turquesa é exatamente a cor desse momento, mas há alguns anos, vem sendo a escolha certa entre arquitetos e designers de todos os tipos.  É uma cor muito utilizada para joias e outros artigos de luxo desde a Pérsia antiga, local que corresponde atualmente ao Irã.
A turquesa é uma pedra mineral com tonalidade entre o verde-água e o azul-ciano formando uma coloração que eu nunca sei se é um verde azulado, ou um azul esverdeado, rs. 

Imagem: zou bisou

Há também quem chame a cor de azul-Tiffany, em referência às emblemáticas embalagens da joalheria mais famosa do mundo, a Tiffany & Co

Imagem: gazeta do povo

Sua aplicação na Arquitetura e na Decoração é algo relativamente recente, mas já com muitos adeptos, pois traz uma sensação de frescor e jovialidade aos ambientes. É uma cor fria que proporciona tranquilidade e pensamentos calmos, podendo funcionar até mesmo como fuga do cansaço rotineiro.

Imagem: meu palácio de 64m²

Imagem: vortiz

Mas apesar de uma cor tão versátil e agradável sensorialmente, muitos ainda a consideram ousada por ser muito vibrante, e por isso, têm medo de usar. 

Imagem: emobile

É ideal para ambientes relacionados à água como banheiros, cozinhas, etc.

Imagem: julia charan

Imagem: lali alves

Mas também vai muito bem em lugares mais aconchegantes ou de descanso como salas e quartos. 

Imagem: decoration and ideias 
Imagem: achados de decoração


O ideal é sempre buscar um equilíbrio nas cores do ambiente, portanto, é aconselhável usar apenas alguns objetos no tom turquesa, conferindo assim, alegria, harmonia e leveza ao espaço. Uma coisa legal também é usar essa cor em uma ou mais paredes, dependendo do ambiente. 

Imagem: construindo minha casa clean

Imagem: casa abril


As principais cores indicadas para fazer a combinação com o turquesa é o branco, preto, cinza e cores neutras.


Imagem: decore-se

Imagem: uol

No entanto, cores e elementos naturais também compõem bem, como tons de verde e o uso da madeira.

Imagem: pátio das flores

E para os que gostam de abusar das cores fortes, o azul-turquesa fica ótimo quando associado a cores quentes como rosa, vermelho, laranja e similares. 

Imagem: a casa de viver

Imagem: folha vitória


E vc, já se rendeu ao charme desta cor tão versátil???









Um grande abraço e até a próxima!

28 de outubro de 2016

Cozinha Americana


Hoje o assunto é cozinha americana, uma forma de unir esse espaço da casa que hoje em dia possui cada vez mais um aspecto de área social com as áreas que são conhecidas como sociais há muito mais tempo como a sala, por exemplo. Ninguém mais quer ficar isolado na cozinha preparando a comida enquanto os outros estão na sala conversando, não é?!


                 Imagem: Sua Melhor Decoração



Trata-se de uma revolução, cozinhar deixou de ser uma tarefa exclusivamente doméstica e passou a ser uma atividade de interação social, algo leve e divertido. Tendo isso em mente, nada melhor do que unir o ambiente onde essas atividades acontecem com a área social da residência.

A cozinha americana é ótima para imóveis pequenos por causa de sua integração, mas alguns cuidados devem ser tomados, já que ela não está situada de forma isolada, organização é um aspecto importantíssimo para que se tenha uma harmonia entre a cozinha e os ambientes integrados a ela.


                              Imagem: Arquidicas



PROJETO DE COZINHA AMERICANA

Um projeto de cozinha, assim como qualquer outro projeto de interiores ou projeto arquitetônico, começa a partir do entendimento das relações das pessoas com o ambiente. No caso de um projeto de cozinha, o arquiteto deve entender como é a relação das pessoas daquela casa com a cozinha, se ela recebe amigos para jantares, com que frequência, que membros da família cozinham, que horas, etc. A partir dessas informações, o profissional saberá que móveis usar, armazenamento, entre outros aspectos.

A grande diferença de um projeto de cozinha planejada e comprar uma cozinha pré-fabricada é que nas pré-fabricadas as medidas são padrão, escolhidas a partir das medidas médias da população e nas cozinhas planejadas os elementos da cozinha serão personalizados para os moradores e eventuais visitas da casa, graças as informações passadas.


                                 Imagem: Arquitete arquitetura e interiores


                          Imagem: Casa & Planos



Hoje em dia, esconder os utensílios de uma cozinha não é mais o usual, pelo contrário, agora é uma prática comum decorar uma cozinha de forma que estes utensílios fiquem à mostra, dando mais vida ao ambiente e conferindo um estilo diferente a ela, graças ao uso desses utensílios, mais modernos ou mais rústicos, então são elementos importantes da decoração.



                        Imagem: Sua melhor decoração


                        Imagem: Westwing Home and Living



Outras dicas são esconder puxadores, usar armários aéreos, fazer uso de linhas retas e se possível, usar o mesmo piso nos dois ambientes integrados, isso proporciona à cozinha não ficar com aquela aparência de cozinha tradicional, isso é importante uma vez que ela vai estar integrada a um outro ambiente, assim, torna-se mais neutra, não conflitando com este outro ambiente.


                            Imagem: Arquidicas


                       Imagem: Portal Casa













   Fernando Soares 

Arquiteto e Urbanista
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial