Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

10 de dezembro de 2015

Etta James, a Miss Peaches




Imagem: bet




Esta semana, eu entrei em um estabelecimento público e, para minha surpresa, estava tocando uma música* da Etta James. Eu fiquei um pouco em choque e feliz, pois foi a primeira vez que a escutei fora de alguma das minhas playlists. E como Mais Arquitetura é um blog que trata de arte também, decidi falar um pouco sobre essa diva maravilhosa que inspirou tantas gerações.
Em Los Angeles, no dia 25 de janeiro de 1938, nascia Jamesetta Hawkins, a garota que marcaria o cenário musical, a partir dos anos 50. Porém, ainda aos cinco anos de idade, começou a ter contato com a música, tendo aulas na Igreja Batista de St. Paul. Mudou-se para São Francisco aos 12 anos e, em 1952, formou o grupo As Creolettes com mais duas amigas. 


Imagem: youtube


Logo atraiu a atenção de Johnny Otis, músico, instrumentista e empresário, que investiu na jovem Jamesetta, aliás, foi ele quem inverteu as sílabas de seu nome, transformando-a em Etta James. 


Imagem: ace records


Tem início então, sua carreira de sucesso. Cantou com a banda Etta James & the Peaches, fez turnê com Johnny “Guitar” Watson e gravou duetos com Harvey Fuqua (The Moonglows). 


Imagem: bret little hales


Etta cantou estilos como Gospel, Jazz, Rock, Blues, destacando-se assim, no que viria a ser chamado de R&B (Rhythm and Blues). 


Imagem: loft 965


Há muito tempo, seu trabalho vem influenciando tantos outros astros e estrelas como Janis Joplin, Cyndi Lauper, Céline Dion, Rod Stewart, Christina Aguilera, Beyoncé, Adele, Amy Winehouse, Joss Stone, etc. (que lista, hein!). Em 2011, chegou a cantar com o rapper Flo Rida, a música Good Feelings, à qual sua participação foi incorporada na introdução.



Imagem: so singles


Mas, como a vida de ninguém é perfeita, enfrentou uma série de problemas em sua vida pessoal. Sempre esteve acima do peso e era displicente com sua saúde. Passou por problemas com drogas e precisou fazer cirurgia gástrica para combater a obesidade. Chegou a pesar quase 200 kg e a cantar em cadeira de rodas. Porém, deu a volta por cima, superou a dependência química e conseguiu emagrecer mais de 90 kg.


Imagem: de anima verbum


Etta James era forte, corajosa, autêntica e à flor da pele. Tudo isso fica muito claro através de seu trabalho, que emociona e envolve. Sua voz forte é incomparável, com seus graves e gritos (um tipo de grito intenso, do coração). Sua música é romântica, mas tem um ritmo muito próprio. É perfeita para vários momentos.


Imagem: harlem condo life


As minhas canções prediletas são:

  • At Last (um dos maiores sucessos)


  • All I Could Do Was Cry


  • Almost Persuaded


  • Pushover


  • I’d Rather Go Blind


  • Something’s Got A Hold On Me (participação em Good Feelings)


  • *Stormy Weather


Entre muitas outras, obviamente, mas é que sou muito sentimental, rs. Vale à pena dar uma conferida em cada uma delas.

Em 20 de janeiro de 2012, às vésperas de completar 74 anos, a grande voz de Etta James silenciou para sempre. Ela sofria secretamente de Alzheimer e vinha lutando contra leucemia. Mas o que não morre é o seu legado, o que não morre é a arte. O talento permanece, a música permanece, a alma permanece. 


Imagem: bet




Um grande abraço e até a próxima!


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial