Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

13 de junho de 2016

TEVAP: Tanque de Evaporação

Imagem: Ecosan.ga

Pense num mundo ideal, onde todas as pessoas possuem casas próprias, construídas adequadamente num espaço urbano bem planejando e com toda a infraestrutura necessária. Não, isso não é nenhum trecho de música do John Lennon e, infelizmente, não é a realidade de muitas pessoas que moram no Brasil. Os problemas habitacionais não são exclusividade nossa, mas também estão longe de serem resolvidos por aqui.
Enquanto isso não acontece, algumas medidas paliativas são praticadas.

Imagem: Ecosan.ga


Uma boa opção sustentável para locais onde não há rede de esgoto é o Tanque de Evaporação (TEVAP), que já é utilizado em diversas partes do mundo.

Imagem: Emater

O sistema é um tanque impermeabilizado e fechado onde são depositados os resíduos sanitários. Lá, eles passam por fermentação em pneus, pedras e tijolos onde são decompostos.

Imagem: Aconteceunovale

A água contida no resíduo é absorvida por plantas, que ficam logo acima do TEVAP e são do tipo que necessitam de muita hidratação, como a bananeira, por exemplo. Os resíduos sólidos também são absorvidos como nutrientes.


Imagem: Alicercevivo

Algo muito interessante é que a água absorvida retorna ao meio ambiente através da evaporação pela transpiração das plantas. Daí o nome dado ao sistema.

Imagem: Alicercevivo

Por possibilitar este ciclo, o TEVAP é considerado uma forma ecológica de destinação de resíduos orgânicos, além de baixo custo e facilidade de implantação.






Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário