Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

3 de dezembro de 2015

Tijolo Ecológico



Imagem: ubiratan tijolo eco



Cuidar do nosso planeta é dever de todos. E tentar buscar tecnologias sustentáveis ou que não agridam tanto o meio ambiente é algo que tem se difundido em vários seguimentos. Na construção civil não podia ser diferente.
Um bom exemplo de como podemos reduzir a emissão de gases poluentes é a fabricação do chamado tijolo ecológico ou tijolo prensado. Sua produção decorre da utilização de cimento, água e algum agregado bem fino, que pode ser saibro, entulho triturado, resíduo de mármore, ou o que mais for possível, desde que confira as características necessárias à peça. 


Imagem: casa abril

Todos os materiais utilizados devem ser analisados visando obter um bom padrão de qualidade e, a partir de então, é definido o traço para cada componente.
A grande vantagem do tijolo ecológico sobre o cerâmico tradicional é não necessitar de queima. Ele é prensado com máquina mecânica e seco a temperatura ambiente, no devido tempo de cura, cerca de 28 dias. Outro aspecto de grande importância é a superioridade em resistência. 


Imagem: ceara eco

O resultado de sua aplicação é uma obra mais limpa, mais rápida, mais econômica, tendo em vista que utiliza menos materiais e não necessita de revestimento, o que a torna esteticamente interessante.


Imagem: tijolos ecologicos trindade


Imagem: tijolo solo cimento


Imagem: roberto meireles projetos


O tijolo prensado possui um formato retangular, com dois orifícios redondos, por onde é possível passar tubos, conduítes e até mesmo os ferros da estrutura- para esta, os buracos também são preenchidos com concreto. Algumas variações desse formato se fazem necessárias, como por exemplo, os tijolos do canto e as canaletas usadas nas vergas de portas e janelas, dentre outros. 


Imagem: ceara eco


Imagem: ceara eco



Imagem: ceara eco



Imagem: setor vidreiro


É muito importante que haja a preocupação em minimizar os impactos ambientais na hora de construir ou reformar, ou em tudo o que fazemos em nossas vidas. Pequenas atitudes podem ter grande importância. Desta forma, todos saem ganhando, principalmente as gerações futuras.




Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial