Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

15 de dezembro de 2015

Feliz Dia do Arquiteto e Urbanista!




Imagem: caubr


Hoje, 15 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Então resolvi falar um pouco sobre a profissão (pois alguns ainda confundem com outras) e explicar o motivo da escolha da data.


Imagem: papo de arquiteto


A principal atribuição dos arquitetos é a elaboração de projetos arquitetônicos, mas não se resume somente a isso. Ele é capacitado para supervisionar e acompanhar a execução de obras. Também cabe a ele, a responsabilidade sobre projetos de interiores, paisagismo, luminotécnica, além de poder atuar em uma escala maior, como em projetos urbanos.


Imagem: thiago prato


Tudo em um ambiente é pensado pelo profissional de arquitetura. Observando critérios como conforto, estética e funcionalidade, ele determina a ventilação, iluminação, materiais, objetos, mobiliário, etc.


Imagem: parea projeto e construção


Imagem: ideias de arquitetura


Anteriormente, o dia do arquiteto era comemorado no dia 11 d dezembro, que foi a data em que os cursos de Arquitetura e Engenharia foram regulamentados no país. Mas o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) definiu, a partir de 2011, que seria celebrado em 15 de dezembro. A decisão foi uma forma de homenagear o ícone da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer, que ajudou a projetar Brasília, além de assinar a autoria de diversos projetos notáveis pelo mundo afora. Niemeyer ultrapassou as fronteiras, pois seu talento era grande demais para restringi-lo apenas ao Brasil.
Nós, estudantes de arquitetura, e certamente, muitos arquitetos, vemos nele uma grande fonte de inspiração e aprendizado.


Imagem: identidade sólida



Eu definiria o arquiteto como o profissional que consegue utilizar-se da técnica em favor de sua arte, que está no traçado dos croquis, nas volumetrias, nas composições de cores e texturas e em tudo o que faz. Ele idealiza um mundo mais belo e com espaços mais organizados. É um artista e um sonhador.
Parabéns a todos os profissionais que lutam, passam noites em claro e abrem mão de tantas coisas para poder realizar sonhos!



"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem."                                 Oscar Niemeyer



Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial