Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

9 de março de 2016

Porcelanato


Imagem: portodesign



A fase de uma obra que eu considero mais interessante é a de acabamentos. Adoro ver as cores surgindo e os ambientes ganhando uma identidade. E quando pensamos em revestimentos, pensamos na beleza dos espaços e, talvez, até num certo glamour. Então decidi falar um pouco sobre porcelanato, já que é uma excelente opção para revestir ambientes residenciais e comerciais, agregando requinte e sofisticação.


Imagem: crismarimoveis

Imagem: designceramico


O material chegou ao Brasil no início dos anos 90, vindo da Itália, e logo conquistou consumidores, pois além de belíssimo, também é mais resistente que o piso cerâmico tradicional.
E por falar em cerâmica, o que difere o porcelanato do piso simples é a tecnologia usada na sua produção. São diversos materiais misturados à porcelana, que passam por uma queima de mais de 1200°C. Este processo produz uma peça bem menos porosa que o piso cerâmico.


Imagem: celinamolinari

Imagem: fsoaresarquitetura

Imagem: roggasa


Seu uso é ideal para lugares com grande fluxo de pessoas, mas também fica perfeito em salas de estar e jantar. Áreas externas também podem exibir lindas placas do revestimento.


Imagem: granramos

Imagem: vivadecora

Imagem: arqdaltonico

Imagem: radardecoração

Imagem: biancogres


Existem tipos diferentes de porcelanato, que se adequam a cada ambiente, mas trataremos disto em outro post.  







Um grande abraço e até a próxima!

7 de março de 2016

Parklets: Mais Pessoas, Menos Carros



Imagem: plarquitetura


E se, ao invés de uma ou duas vagas de carro, tivéssemos um espaço aconchegante, convidativo, confortável e PÚBLICO???
É isso o que propõem os parklets, que são pequenos espaços de convivência, situados à beira da calçada, onde existiam vagas.


Imagem: portalcentrosul

Imagem: folhavitoria


O primeiro parklet oficial foi instalado em 2010, em São Francisco, CA. Desde então, vem ganhando muitos adeptos, tendo chegado ao Brasil em 2013, trazido por uma ONG.
A ideia do projeto é ter menos carros e mais pessoas nas ruas, e a iniciativa de sua construção deve partir da comunidade local, de acordo com devida aprovação da prefeitura.


Imagem: karmatrendz


O espaço é pequeno, ocupa cerca de uma ou duas vagas convencionais, entre 10 e 20 m². Porém sua utilização é bastante ampla e engloba tudo o que pode comportar um espaço de convivência como encontros, almoços, jogos e até mesmo, festas.


Imagem: nomen

Imagem: folhavitoria

Imagem: brazilphotopressa



O caráter ‘público’ do parklet é o que nunca se deve perder. Público significa que algo é de todos e para todos. É importante fazer uma utilização consciente, preservando sempre, a fim de desfrutar por mais tempo de seus benefícios.





Um grande abraço e até a próxima!

4 de março de 2016

Para inspirar: Nichos


Uma ótima opção para quem gosta de guardar muitas coisas, mas não abre mão de uma boa decoração, é o uso de nichos. Em forma de pequenas prateleiras geométricas ou aberturas na parede, além de decorativos, os nichos são muito funcionais. Vão bem em qualquer ambiente, especialmente em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, onde sempre há coisas pequenas a serem guardadas. Por isso, aqui vão algumas inspirações de sua utilização.


Imagem: olhaisso

Imagem: brilhemoveis

Imagem: mixlar

Imagem: designerdeinteriores.net

Imagem: arquidicas


Imagem: decorfácil


Imagem: decorfácil


Imagem: joli


Imagem: lojaskd


Imagem: vivadecora


Imagem: homify


Imagem: meninadeouro


Imagem: minhacasaminhacara


Imagem: lacotovie





Um grande abraço e até a próxima!

2 de março de 2016

Por que contratar um arquiteto?

Post colaborativo








 Imagem: CAU/BR


Uma ideia errada, muito difundida, é a de que o arquiteto é um custo a mais para uma obra e que pode, inclusive, tornar a obra mais difícil de ser executada. Esta é uma ideia completamente errada, pois o arquiteto é um profissional treinado, justamente, para otimizar os espaços e os custos de uma obra. Ele é o profissional que idealiza os espaços para os mais diversos fins como uma casa, um prédio, uma praça ou até apenas uma área verde. No Brasil, os arquitetos são regulados, orientados e fiscalizados pelo CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O arquiteto está pronto para organizar espaços arquitetônicos, levando em consideração aspectos como a iluminação, ventilação, temperatura, entre outros, sempre pensando no entorno do projeto. O arquiteto também minimiza os gastos com estrutura e instalações (elétrica, hidráulica e esgoto), fazendo a coordenação destes elementos da obra para que tudo funcione de forma correta. Ainda projeta e coordena projetos complementares como paisagismo, iluminação e acústica.

                    Imagem: Porto Design


É através do arquiteto que você regulariza sua obra perante os órgãos públicos competentes. O arquiteto desenvolve um anteprojeto ou projeto legal que é avaliado, e se não houver nenhum problema, aprovado para começar a construir. Após a aprovação do projeto pelo órgão público, o arquiteto pode (se este serviço for contratado) desenvolver um projeto executivo, que se compõe de vários detalhamentos, por exemplo, de alvenaria, esquadrias, marcenaria, banheiros, cozinha e o que mais for necessário para entendimento de quem vai executar a obra.


                         Imagem: Projeto de Arquitetura

O arquiteto também acompanha a execução da obra, sanando dúvidas do profissional que está executando e do cliente. Também trabalha solucionando novas demandas que forem surgindo com o passar do tempo, enquanto se constrói, para que a execução não escape de seu cronograma.

É um profissional arrojado e sempre por dentro das últimas tendências de design e materiais, aplicando esse conhecimento, compondo da melhor forma o conceito sonhado pelo cliente, equilibrando texturas e cores, dando vida ao sonho, mas de uma forma melhor do que ele jamais imaginaria. 

Além disso o arquiteto desenha, à mão ou no computador, perspectivas ou/e produz maquetes que mostram como será a construção depois de concluída, fazendo assim, com que o cliente compreenda melhor sua concepção e possibilite uma conversa mais esclarecida sobre as soluções arquitetônicas aplicadas.

                Imagem: Maquete eletrônica 3D



8 MOTIVOS PARA SE CONTRATAR UM ARQUITETO

Abaixo, neste texto retirado diretamente do site do CAU/BR, estão listados 8 motivos para se contratar um arquiteto.

1.     O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.

2.     Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

3.  Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.

4.     Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo, você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.

5.     Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.

6.     O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.

7.     Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.

8.     Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.


É imprescindível a contratação de um arquiteto desde o início de qualquer obra, seja de pequeno, médio ou grande porte, para evitar diversas dores de cabeça que podem envolver uma construção.

Portanto, contratar um arquiteto é um INVESTIMENTO com retorno garantido!

















       Fernando Soares
    Arquiteto e Urbanista
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial