Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

30 de junho de 2016

Cobogó


 Imagem: Dingbat cobogó




     Cobogó é um elemento construtivo pré-fabricado que foi criado em Pernambuco pelos engenheiros radicados no Recife, no início do século XX, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Tendo seu nome vindo das iniciais dos sobrenomes de seus criadores, são uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.

        Nos trópicos, o sol incide de forma mais generosa e o cobogó por ser um elemento vazado desenha com luz e sombra sobre as paredes e pisos de forma escultural, assim ele é  usado em substituição à alvenaria, conferindo mais ventilação e iluminação natural à edificação. 


Imagem: Dingbat cobogó


       Apesar de ser criado em Recife o cobogó foi muito difundido por Lúcio Costa, quando fazia pequenas referências à arquitetura colonial, fazendo dele parte integrante das características da arquitetura moderna.

     Pode ser encontrado em todo o Brasil em pequenos conjuntos ou até em grandes panos das mais diversas dimensões, assim sendo parte importante do nosso repertório arquitetônico. É encontrado tanto em formas simples, com uma geometria mais básica, quanto mais complexas e esculturais, extrapolando sua função de elemento para ventilação e iluminação, passando a ser também um elemento decorativo como ladrilhos hidráulicos e azulejos. 


                                               Imagem: Arch Daily


                         Imagem: Arch Daily












 Fernando Soares
 Arquiteto e urbanista








← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário