Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

28 de julho de 2016

Blocos de Concreto


Blocos de concreto possuem diversas aplicações, não somente como elemento estrutural para uma edificação. Neste post vou mostrar algumas formas de aplicá-lo.


                    Imagem: Azul Argamassas e Concretos



Na construção civil, os blocos de concreto podem ser utilizados em prédios de vários pavimentos como também em residências com somente pavimento térreo. A foto abaixo mostra o edifício Excalibur, em Las Vegas, EUA. Este prédio detém o recorde mundial de prédio mais alto construído somente com blocos estruturais com suas 4 torres de 28 pavimentos, cada. Logo abaixo dela, uma imagem de casa de um pavimento construída também com blocos de concreto.


                                    Imagem: Prontomix ltda.


                                    Imagem: Habitissimo



QUALIDADE

Antes de comprar os blocos de concreto, o consumidor deve estar atento a algumas características do produto como resistência mecânica, isolamento, peso, absorção de umidade e condução térmica. Para garantir uma construção resistente, os blocos não devem possuir trincas e fraturas. 
O material deve ser homogêneo, apresentar arestas retas, superfície áspera e não absorver tanta umidade. Uma forma de atestar a qualidade do bloco de concreto é saber se a empresa que produziu possui o selo ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).


APLICAÇÃO

Como foi dito antes, os blocos de concreto podem ser usados nos mais diversos tipos de construções, desde as menores até edifícios muito altos. Por possuírem também função estrutural (dispensando o uso de vigas e pilares), são muito vantajosos para alvenaria de vedação (paredes), pois são mais leves e possuem um custo menor que os tijolos de cerâmica em obras grandes. Em obras industriais, os blocos apresentam ainda mais vantagem, por serem mais resistentes e, por isso, poderem construir paredes maiores. Blocos de concreto também facilitam a passagem das instalações.

Estes blocos possibilitam que a pintura seja aplicada diretamente sobre eles, não necessitando de reboco ou emboço. É bastante difundido em outros países compondo a fachada de diversas edificações. Abaixo, mostro exemplos de fachadas de blocos de concreto com cores diferentes, compondo fachadas bastante interessantes.


                                 Imagem: Prontomix ltda.


                               Imagem: Prontomix ltda.


Uma informação errada em que muitos acreditam é a de que o bloco só pode construir paredes retas, isso não é verdade, fazendo-se a amarração correta entre os blocos durante a execução, pode-se sim trabalhar com paredes curvas. 


                                               Imagem: Prontomix ltda.


                                               Imagem: Prontomix ltda.



Quando usados deitados os blocos de concreto podem executar paredes vazadas, fazendo a função de cobogó. 


                            Imagem: lajotelha


Em jardins e pátios, o bloco pode ser utilizado para o plantio de mudas, criando jardins verticais, ou na execução de muros de fechamento em formatos diversos. 


           Imagem: AECweb
















   Fernando Soares
Arquiteto e urbanista





                           
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário