Hoje o assunto é cozinha americana, uma forma de unir esse espaço da casa que hoje em dia possui cada vez mais um aspecto de área social com as áreas que são conhecidas como sociais há muito mais tempo como a sala, por exemplo. Ninguém mais quer ficar isolado na cozinha preparando a comida enquanto os outros estão na sala conversando, não é?!
Imagem: Sua Melhor Decoração
Trata-se de uma revolução, cozinhar deixou de ser uma tarefa exclusivamente doméstica e passou a ser uma atividade de interação social, algo leve e divertido. Tendo isso em mente, nada melhor do que unir o ambiente onde essas atividades acontecem com a área social da residência.
A cozinha americana é ótima para imóveis pequenos por causa de sua integração, mas alguns cuidados devem ser tomados, já que ela não está situada de forma isolada, organização é um aspecto importantíssimo para que se tenha uma harmonia entre a cozinha e os ambientes integrados a ela.
Imagem: Arquidicas
PROJETO DE COZINHA AMERICANA
Um projeto de cozinha, assim como qualquer outro projeto de interiores ou projeto arquitetônico, começa a partir do entendimento das relações das pessoas com o ambiente. No caso de um projeto de cozinha, o arquiteto deve entender como é a relação das pessoas daquela casa com a cozinha, se ela recebe amigos para jantares, com que frequência, que membros da família cozinham, que horas, etc. A partir dessas informações, o profissional saberá que móveis usar, armazenamento, entre outros aspectos.
A grande diferença de um projeto de cozinha planejada e comprar uma cozinha pré-fabricada é que nas pré-fabricadas as medidas são padrão, escolhidas a partir das medidas médias da população e nas cozinhas planejadas os elementos da cozinha serão personalizados para os moradores e eventuais visitas da casa, graças as informações passadas.
Imagem: Arquitete arquitetura e interiores
Imagem: Casa & Planos
Hoje em dia, esconder os utensílios de uma cozinha não é mais o usual, pelo contrário, agora é uma prática comum decorar uma cozinha de forma que estes utensílios fiquem à mostra, dando mais vida ao ambiente e conferindo um estilo diferente a ela, graças ao uso desses utensílios, mais modernos ou mais rústicos, então são elementos importantes da decoração.
Imagem: Sua melhor decoração
Imagem: Westwing Home and Living
Outras dicas são esconder puxadores, usar armários aéreos, fazer uso de linhas retas e se possível, usar o mesmo piso nos dois ambientes integrados, isso proporciona à cozinha não ficar com aquela aparência de cozinha tradicional, isso é importante uma vez que ela vai estar integrada a um outro ambiente, assim, torna-se mais neutra, não conflitando com este outro ambiente.
Imagem: Arquidicas
Imagem: Portal Casa
Fernando Soares
Arquiteto e Urbanista