Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

8 de dezembro de 2015

Arquitetura + Iluminação



 Imagem: alex james lighting design



 O que eu considero como um dos pontos mais importantes, em qualquer projeto arquitetônico, é o que Vitrúvio* chamava de utilitas (utilidade), ou seja, a capacidade do espaço atender a função a que foi proposto.
E algo que pode até passar despercebido para uns, mas faz toda a diferença para outros (inclusive eu!) é a ILUMINAÇÃO. 


 Imagem: light talk

A simples colocação de determinados pontos e luz, em lugares estratégicos, tem o poder de transformar a arquitetura e a atmosfera que a envolve. 


 Imagem: coach big b

 Imagem: ideally

Imagem: oscar nystrom


Mas não pense que isso é uma coisa banal, que qualquer pessoa pode fazer. Existem profissionais especializados nisso, que garantem o melhor resultado, levando em conta questões importantes, como a tarefa a ser exercida no local, grau de luminescência, economia de energia elétrica e a segurança das instalações. A iluminação é capaz, tanto de realçar, como detonar um projeto. 


Imagem: event industry news

 Imagem: latinatufm

 Imagem: ikuzo lighting


Um bom projeto luminotécnico contribui para que o ambiente cumpra a sua função, atendendo ao princípio de utilitas, citado anteriormente, já que a luz adequada permite a realização de determinadas atividades, pode delimitar ambientes, realçar um ponto focal, pode tornar o espaço mais seguro, mais quente, mais frio, trazendo sensações como conforto e aconchego. 


 Imagem: oscar nystrom

 Imagem: sua obra

Imagem: anual design

 Imagem: drops magazine


* arquiteto romano que viveu no século I a.C.



Um grande abraço e até a próxima!




>>>>>>SAIBA MAIS<<<<<<
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial