Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

29 de fevereiro de 2016

De Stijl



Imagem: sala7design


Está acontecendo, no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo, uma exposição gratuita chamada MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL (De Stijl: pronúncia- De Istel/ significado- O Estilo). Eu tive a oportunidade de ir e recomendo muito aos amantes de arte, arquitetura e design.



Imagem: autoral

A mostra reúne telas, documentários, maquetes, esculturas, mobiliário, fotografias e publicações da época.


Imagem: guiadasemana


Imagem: guiadasemana


Imagem: nexojornal


Inicialmente, De Stijl foi uma revista holandesa fundada, em 1917, pelo escritor, crítico, poeta e artista Theo Van Doesburg. Mais adiante, tornou-se um movimento artístico, chegando a ter uma dimensão mundial.
O principal artista deste movimento e que dá nome à exposição, Piet Mondrian, nasceu em 1872, nos Países Baixos. Começou a carreira com pinturas bastante orgânicas e cores escuras. Porém, sofreu influências de grandes nomes como Van Gogh, Jan Toorop, Georges Seurat, Cézanne e Picasso. A partir de 1911, adotou um estilo completamente diferente com linhas retas e cores bem claras ou primárias. Sua obra mais famosa, ‘Composição com Vermelho, Azul, Preto, Amarelo e Cinza’, 1921, inspira o mundo inteiro até os dias de hoje, estando presente no design, na arquitetura, na moda e na arte.    


Imagem: sixmoment


Imagem: globoesporte


Imagem: artmodepassion


Imagem: tes


Além de Mondrian, o espaço expõe obras de outros integrantes do De Stijl, como Gerrit Rietveld, Piet Zwart e Vilmos Huszár.


Imagem: cultura.estadão


Imagem: trendmovel


Imagem: autoral



A exposição estará disponível até 04 de abril de 2016, de quarta a segunda, das 09:00 às 21:00. A entrada é gratuita.





Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário