Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

22 de janeiro de 2016

Por detrás da Mona Lisa




Imagem: radiopositiva


Quando Leonardo da Vinci pintou a Mona Lisa (A Gioconda), no século XVI, certamente não imaginou o quão emblemática seria sua obra. Como é conhecido por elaborar enigmas e códigos, é possível encontrar mensagens e referências em seus quadros, mas a moça com sorriso misterioso vem, há muito tempo, quebrando a cabeça de estudiosos e amantes de arte. 


Imagem: noseahistoria

Recentemente, um investigador francês encontrou, através de reflexos de luz, um outro rosto que, supostamente, seria a verdadeira Mona Lisa. 


Imagem: revistagalileu

Pascal Cotte é pioneiro em um método que permite avaliar os reflexos da luz no quadro, percebendo assim, suas camadas mais internas.
O quadro foi encomendado por um comerciante de Florença, que solicitou um retrato de sua esposa, Lisa Gherardini. Porém, encontrar outra imagem, por trás da pintura mais famosa do mundo, sugere várias teorias.
Talvez, a suposta imagem tenha servido apenas como ponto de partida para a grande obra, como se fosse uma espécie de croqui, afinal, não são muito diferentes. Ou teria, da Vinci, “reciclado” uma tela de alguém muito parecida? 



Imagem: nbcnews

É sabido que, ao longo dos séculos, a tela passou por inúmeras alterações, através de restauro, chegando até a perder as sobrancelhas. Pode ser que a imagem que vemos hoje, não seja realmente igual a que foi entregue ao senhor Francesco del Giocondo.
Mas o que alimenta as conspirações é pensar que, na verdade, o grande Mestre escondeu, em sua mais célebre obra, a imagem de outra pessoa (e quem seria?), e que a Mona Lisa que conhecemos estaria rindo ironicamente deste fato.
Ou pensar que alguém, intencionalmente, repintou a tela também pode gerar boas discussões, afinal, seria atribuída a outra pessoa, a autoria pelo grande mistério da arte? 



Imagem: cultura.hu

Como, provavelmente, nunca teremos certeza acerca dessas e outras teorias que envolvem o quadro, só nos resta escolher em que preferimos acreditar e aguardar outras análises.






Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial