Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

12 de janeiro de 2016

Telhado Verde- Estética e Sustentabilidade



Post Colaborativo





Telhado verde nada mais é do que uma cobertura de vegetação aplicada sobre a cobertura da casa, ou qualquer outro tipo de edificação, pode ser plana ou até aplicada em telhados com inclinação. Suas vantagens vão desde a diminuição da temperatura, evitando ilhas de calor, como também filtros para reaproveitamento de águas das chuvas, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa. 

 Imagem: Top mídia

O telhado verde é, junto com os painéis fotovoltaicos, os assuntos mais comentados na construção quando se fala de sustentabilidade, mas essa solução construtiva tão benéfica encontra alguns problemas para a sua difusão no mercado como falta de mão de obra especializada e custo. Abaixo listo algumas das vantagens e desvantagens do telhado verde.

Vantagens: 

  • Diminuição de ilhas de calor
  • Regulação de drenagem de águas pluviais
  • Por possuir vegetação, faz a troca com gás carbônico 
  • Isolamento térmico e resfriamento por evaporação
  • Com certeza bem bonitos!

Desvantagens:

  • Maior custo 
  • Falta de mão de obra especializada
  • Caso mal instalado, é sujeito a vazamentos
  • Cuidados necessários com vento e fogo
  • Dependendo do tipo de telhado verde, talvez precise de um reforço na estrutura

Tipos de telhados verdes

Os telhados verdes possuem algumas variações, as principais são os telhados intensivos (ou semi) e os extensivos

Intensivos: Têm uma espessura maior, mínimo de 20 cm, por isso podem ter espécies de plantas com raiz maior aplicada. Como foi dito antes, se a camada de terra for muito grande deve-se ter atenção com a estrutura da construção.
























Imagem: 2030 studio Arquitetura + Desenvolvimento


Extensivos: Com, no máximo 8 cm de espessura, este tipo de telhado verde á mais usado para fazer uma cobertura de grama. É mais barato, mas não aguenta uma grande carga de água pluviais.





































Imagem: 2030 studio Arquitetura + Desenvolvimento


Custo

À primeira vista, o custo de instalação de um telhado verde parece ser alto, o preço tem uma variação de R$100,00 a 150,00/m2, dependendo do tipo e da região. Mas o que devemos ter em mente, são as vantagens a longo prazo, incluindo o ciclo de vida dessa estratégia construtiva que é, em média, o dobro das coberturas convencionais. O telhado verde exige uma série de manutenções específicas, mas sendo feitas de forma correta pode fazer com que dure muito.


Telhado verde é mesmo sustentável?

É uma pergunta não muito simples de ser respondida, já que a resposta é SIM e NÃO. Primeiro SIM por conta das diversas vantagens já descritas e não por causa de toda energia aplicada e emissões geradas na confecção destas coberturas. Afinal, existe todo um ciclo de extração, fabricação e transporte que terá suas emissões revertidas somente em um prazo enormemente longo. Um estudo recente, realizado em Chicago, demonstrou um gasto de 40.000BTUs para a fabricação e instalação das camadas plásticas de impermeabilização e de proteção contra raízes de um telhado verde. Somente em 40 anos esse custo será revertido, isso considerando que não se faça trocas dos telhados e sim somente manutenções para que todo esse desgaste natural não aconteça novamente. 

Imagem: 2030 studio Arquitetura + Desenvolvimento

É altamente recomendável o uso de espécies de plantas locais para que a adaptação seja mais fácil e não tenha que haver um consumo excessivo de água para essa adaptação.


















      Fernando Soares
   Arquiteto e Urbanista

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial