Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

7 de janeiro de 2016

Infiltração! E agora?


Imagem: reparos manutenções


É tão boa a sensação de finalizar uma obra, não é mesmo?  Seja de reforma ou construção, é sempre muito trabalhoso e desgastante para o proprietário, que além de tudo tem de lidar com a ansiedade e expectativa. Mas quando está concluída e ele adentra um ambiente novinho, com cheiro de tinta fresca e do jeitinho que ele sonhou a sensação é indescritível. E a vida segue como num conto de fadas com ele tendo a certeza de que realizou um grande sonho, a não ser que, um dia, apareça uma pequena manchinha na parede, ou no teto, ou no piso. O caos está instalado, ele foi vítima de uma temida INFILTRAÇÃO. Além de um aspecto feio, ela pode ser muito comprometedora para a edificação, e seu aparecimento significa muito prejuízo $$$$.


Imagem: kpp engenharia

Infiltração acontece quando a umidade passa através de paredes, lajes, muros e pisos. Pode aparecer em qualquer ambiente, mas é mais frequente em banheiros, cozinhas e áreas de serviço, que são áreas molhadas. A causa se dá por diversos fatores como falta de impermeabilização, má colocação de esquadrias e problemas na instalação hidráulica. 


Imagem: dr faz tudo

Imagem: companhia do vazamento

Existem dois tipos de infiltração, a que vem do solo, no caso de um terreno localizado numa região muito úmida ou com problemas de escoamento, e a que é proveniente de águas das chuvas. 

Imagem: kpp engenharia

Imagem: dobra oficina

No caso da primeira, é preciso quebrar as paredes até a fundação e aplicar impermeabilizantes adequados no solo, sob o piso e nas novas paredes. Caso o problema venha da chuva, é necessário analisar as condições da laje e do telhado. Identificada a origem, a impermeabilização se faz indispensável. 


Imagem: dr parede

Mas o ideal mesmo é prevenir o surgimento desse problemão. Um meio bastante eficiente é a impermeabilização de fundações, pisos e lajes ainda durante a obra. Algumas mantas disponíveis no mercado também cumprem a proposta, desde que haja uma boa colocação. 


Imagem: solimar imper

Algumas medidas também devem ser adotadas como tamanho adequado dos beirais e bom caimento de pisos e calçadas.
É preciso atentar-se também ao sistema de escoamento como calhas, ralos e bueiros. Nada deve obstruir o caminho da água. 


Imagem: reforma fácil

 E contar com a ajuda de um profissional capacitado, desde a escolha do terreno e concepção do projeto, ou até mesmo para corrigir problemas preexistentes, é sempre a melhor opção.






Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial