Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

9 de janeiro de 2016

Vá de bike!



 Imagem: ci


A vida moderna traz muitas facilidades ao cotidiano, mas com elas, surgem também alguns problemas, tanto no âmbito social, quanto no pessoal e até impactos na saúde.
O caos urbano é um bom exemplo disso. Existem diversas opções de meios de transporte com custo acessível, rotas pavimentadas, apps que nos indicam o caminho, etc. Mas também há engarrafamentos, acidentes, poluição proveniente de alguns tipos de veículos.
Os países mais desenvolvidos vêm, há bastante tempo, apostando em uma solução para muitos desses problemas: a bicicleta. 


 Imagem: biciplan
O meio ambiente tem sido a grande preocupação. Se cada indivíduo conseguir diminuir a sua emissão de agentes poluentes, já estará fazendo a sua parte, essa é a ideia.
Outra grande vantagem do uso da ‘magrela’, é diminuir os congestionamentos, otimizando o trânsito. Mais bikes nas ruas= menos carros= menos poluição= menos engarrafamentos. De acordo com essa lógica, ainda vêm como brinde, mais rapidez e segurança no deslocamento. 


 Imagem: efe

 Imagem: gazetadopovo

O fator econômico também pode ser determinante na escolha pelo ciclismo. Um carro, por exemplo, gera despesas com impostos, manutenção e combustível. Considerando que a manutenção de uma bicicleta é bem barata, não dá pra comparar a relação entre os custos. 



Imagem: mobicidade

 Imagem: bikespain

Além disso, os ganhos com saúde e qualidade de vida são incalculáveis. Só por ser uma forma de largar o sedentarismo e praticar uma excelente atividade física, já seria o suficiente. Mas o pacote vem com menos estresse, melhora do humor, maior produtividade no trabalho, sensação de liberdade e desafio constante. 


Imagem: seguindodicas

Imagem: entrenamiento

Mas então o que é necessário para mudar de vez os nossos hábitos e adotar a prática??
É preciso conscientização, mas não só isso. No Brasil, não existe muito incentivo ao uso de bicicletas como principal meio de transporte. Em muitos lugares, as ruas não são preparadas para esse tipo de tráfego e quando há ciclovias, nem sempre são como deveriam. Sem falar na escassez de bicicletários.
A primeira ciclovia do mundo foi inaugurada em 1862, em Paris, mas só chegou ao nosso país mais de cem anos depois, em 1977, no município de Campo Bom-RS. Isso mostra que, enquanto não é uma prioridade por aqui, nos países europeus, a realidade é bem diferente. Amsterdã é considerada a capital mundial da bicicleta e tem até uma ciclovia que gera energia para a cidade. 


Imagem: circolare

Imagem: oeco

Imagem: archdaily

Investir em políticas de incentivo ao transporte ciclístico pode trazer um bom retorno socioeconômico e urbano para um país ou cidade, pelos tantos motivos já mencionados, mas, por enquanto, por aqui, é o capitalismo quem dita as regras.







Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial