Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

27 de janeiro de 2016

Santiago Calatrava



Imagem: eltornilloquetefalta

O post anterior foi sobre o Museu do Amanhã, recente construção inaugurada no Rio de Janeiro, assinada pelo arquiteto, engenheiro, artista e visionário Santiago Pevsner Calatrava Valls- ou só Calatrava para os mais chegados, rs.
Como sua arquitetura é bastante expressiva, resolvi falar um pouco sobre sua vida, seu estilo e suas obras.


Imagem: citylab

Espanhol, de Valência, tornou-se arquiteto em 1974, aos 23 anos, pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valencia. Iniciou o curso de engenharia civil, logo em seguida, na Eidgenössische Technische Hochschule Zürich, em Zurique, Suíça. Lá mesmo, abriu um escritório de arquitetura e engenharia (1981), após o doutorado em ciências tecnológicas.
Seu estilo é bem único. Ele busca inspiração nas formas da natureza, esqueletos, articulações e todo o seu equilíbrio e sua harmonia. Seu traço é orgânico, porém sólido. Um visual tecnológico, muito contemporâneo e, predominantemente, branco também caracteriza suas construções. Costuma lançar mão de soluções inovadoras e dinâmicas, fugindo de tudo o que remete ao tradicional.


Turning Torso
Imagem: sonachavdadotcom   


Suas principais obras são:

Torre de Montjuïc, Barcelona, Espanha- 1992


Imagem: panoramio


Ponte Branca, Bilbao, Espanha- 1997


Imagem: umbrasileironaespanha


Cidade das Artes e das Ciências, Valência, Espanha- 1998


Imagem: wikipedia


Estação do Oriente, Lisboa, Portugal- 1998


Imagem: wikipedia


Ponte da Mulher, Buenos Aires, Argentina- 2001


Imagem: aguiarbuenosaires


Auditório de Tenerife, Santa Cruz de Tenerife, Espanha- 2003


Imagem: nugable


Em 2013, o premiado arquiteto se viu envolvido em uma polêmica. Parte do revestimento do teto do Palácio das Artes, que integra a Cidade das Artes e das Ciências, despencou, levando a interdição do prédio. Como se não bastasse o transtorno, o orçamento atingiu o triplo do previsto.
Mas alguns problemas com materiais e questões administrativas não diminuem em nada a beleza atrelada à funcionalidade de seus projetos. A genialidade de Calatrava nos faz olhar para o presente e ver o futuro, o que faz dele a escolha perfeita para o nosso Museu. Esperamos poder contemplar mais obras dele em nosso país.







Um grande abraço e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário :

  1. Um gênio da arquitetura. Sou fã desse cara! Gostaria de ler sobre Zaha Hadid aqui também, Mais Arquitetura!

    ResponderExcluir